quarta-feira, 16 de setembro de 2015

VOCÊ SABE COMO TUDO COMEÇOU?

Os jogos eletrônicos foram criados a partir de acadêmicos, meio doidões, que quiseram fazer alguns simuladores e programas de inteligência artificial, ou seja, sabe aqueles robôs de filmes que vão aniquilar todos os habitantes da terra? Então eles não fizeram isso não. Criaram um mundo de diversão digital, utilizando da ciência da computação para fazer a magia acontecer! (pense aqui um som de magia)

Um dos primeiros jogos eletrônicos existentes foi o Tennis Programming ou Tennis for Two” criado pelo William Higinbotham na década de 50.


C:\Users\Paulo\Pictures\220px-William_Higinbotham.jpgC:\Users\Paulo\Pictures\TFT.JPG
(esse tiozinho fez essa máquina, e nossa, pra época era o auge da tecnologia, e atualmente não passa de meros pixels de duas cores) 

Na década de 60 se expandiu a quantidade de estudiosos nessa tecnologia, criando novos computadores, e disponibilizando mais recursos para os jogos. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts tinha o computador mais avançado da época, que atraiu o grupo de engenharia pra ver como funcionava o computador.

Steve Russell e seus colegas criaram um jogo em que se controlava duas naves espaciais e cujo objetivo dos jogadores era acertar torpedos uns nos outros. Seu nome era SpaceWar.

(Steve Russell me lembra o Austin Powers, mas é um cara maneiro)

E, na década de 70, um alemão, mega inteligente que trabalhava na Tv e nas Rádios, que morava nos EUA teve a brilhante ideia de passar os jogos dos computadores nas TV's.

 Este gênio se chamava Ralph Baer, ele criou o "Brown box"(um aparelho que rodava jogos nas TV's), por isso ele é considerado o "pai" dos videogames, certo?


Pra deixar bem claro seu nome marcado na história, algumas empresas e engenheiros queriam algo mais avançado e criaram o primeiro console chamado Odissey.

Odissey
(ai que bonitinho, já era mais fino que o Xbox-One)
E com isso chegamos a era ATARI 2600, todos nós já ouvimos falar do atari, os pais, tios, irmãos desta época entre 70-80 queriam ter um desses, e quem tinha o console era fascinado pela sua tecnologia inovadora, e claro, pelo famoso JOY STICK!Atari





Acabou que, mesmo com suas vendas, o atari sofreu problemas financeiros, o que fez a NINTENDO erguer seu império. E lançou o seu primeiro console chamado Famicom, e pra nós mais íntimo conhecido como NES (Nintendo Entertainment System), que sua tecnologia era de 8 bits, sendo assim os jogos tornaram-se muito mais complexos e claro, o surgimento dos lindos jogos de Mario bros. e Donkey Kong.
https://errornotfound.files.wordpress.com/2013/01/url3.jpg http://i.ytimg.com/vi/Qrpwc73XS-w/hqdefault.jpg
(TAN TARANTAN TAAAAAN - Musica do Mário)
Como nesse mundo nada está monopolizado (AMÉM SENHOR), a SEGA uma empresa japonesa veio pra bater de frente com a Nintendo, que fez o Master System pra concorrer com o NES. A empresa viu que não conseguia ganhar do NES e seu 8 - bits de tecnologia, então desenvolveu outro console de 16 - bits que ficou conhecido como: MEGA DRIVE.
E claro... pra bater o Super Mário Brothers, a SEGA criou o Sonic! Um fenomeno na época que se repercute até hoje.
http://www.gamestorrent.biz/wp-content/uploads/2013/12/MD2_sega_megadrive2.jpg
Contudo, a treta foi plantada entre SEGA e Nintendo, e pra concorrer com o top das galáxias Mega Drive, a Nintendo lançou o Super NES; que conhecemos por SNES, que tinha tantos outros jogos, como o Mega Drive, só que com gráficos melhores (deve ser dai que a gente vê a briga de "meu gráfico é melhor"). Uma curiosidade: alguns cartuchos vinham com pilha, SIM COM PILHA! E eles eram o Save Game!

Super NesApresento-lhes o SNES.



Os jogos foram sendo aprimorados, e exigindo cada vez mais melhorias ao decorrer do tempo, no caso, foi sendo estudada a possibilidades de 3 dimensões em jogos, tendo mais jogos a nossa disposição como: Lunar Lander, que seria um dos primeiros a serem desenvolvidos.
Ele é o início dos jogos em 3D, que são tão famosos hoje, é graças a ele que temos esses lindos gráficos que nos faz babar.


Enfim, a briga entre a Nintendo e a SEGA durou mais uma década, com os lançamentos super famosos do Nintendo 64 e o Satum que era da SEGA, e o Jaguar da Atari.

Finalmente chegamos aos anos 90-2000 aqui no Brasil, o nosso querido PlayStation da Sony, o primeiro videogame a ler CD ao invés de cartucho, e ajudou muito a pirataria de CDs, não tinham travas como nos consoles atuais, então era bem mais fácil. Playstation era o sonho de qualquer criança do século XXI, fita era coisa muito ultrapassada, fora o espaço que você ocupava né? Todo mundo dessa época tinha um porta CD super maneiro, e que tinha orgulho de mostrar quando estava completo.
(eu ainda tenho ele em casa)
O que mais impressionou fora os CDs, foi o drive de memória chamado de Memory Card, que era uma espécie de pen-drive mas na real era um cartão. (avah!)


A Nintendo era invejosa mesmo né? Ela pra não ficar pra trás do PlayStation, lançou o Nintendo GameCube, era uma caixa quadrada lembrando mesmo um cubo e que só aceitava mini CDs.






E em novembro de 2001 depois de ter lançado o PlayStation, e o Nintendo GameCube, a Microsoft criou um console! O que foi o primeiro a desenvolver jogos em rede, no caso o XBOX LIVE, que entrava por internet e você tinha que conectar o cabo, porque até então não existia WI-FI.

(Por favor, me vê um X-Caixa)
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/ps2-play2-playstation2contranalogmemory5-jogosdestrava-342301-MLB20296204083_052015-F.jpgChegou o PS2, que todos estavam aguardando, pela sua promessa de gráficos melhores, jogabilidade superior, e é claro, com  acesso a internet! UAU! (Nem adianta que também era por cabo, e pra entrar era um caos)


Pois é, a Microsoft não gostou nenhum pouco que a Sony conseguiu copiar sua ideia, e quis criar o primeiro console onde os controles não precisavam ter fios, e sim se conectar via Bluetooth, assim como o acesso a internet sem fio. XBOX-360.









 A Nintendo revoltada como sempre, pensou: VOU FAZER JOGO INTERATIVO AGORA, e surgiu o Nintendo Wii, o primeiro console a ter a tecnologia de interatividade com capacidade de reconhecer perfeitamente os movimentos usando o auxilio de um controle chamado Wii Remote.





Pela sua interatividade com o jogo, a Nintendo conseguiu encher o saco da Microsoft e Sony, a Microsoft por sua vez, criou um dispositivo chamado Kinect, que era a interação com o jogo sem controle, ou seja, por reconhecimento de movimento via câmera.

http://api.ning.com/files/I5Q3A4NUOoIN28jSQQCbaqAoe67DxHdkR4Ey26hJ32PwY8LK152lmG*NywIj7elNS1PHZwmgKsdR2k9YGbI4HEr5FpS9kVak/31079_kineticprojectnatalgames05jpg.jpg (Sintam-se num big brother)
Com isso, a PlayStation lançou o PS3 com os controles padrão, os controles de sensor (imitando o do wii), e a câmera com sensor igualzinho do Xbox-360.
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/playstation-3-acessorios-ps-move-starter-pack-992401-MLB20305524054_052015-Y.jpg

E nos dias atuais, foram lançados o PS4, Xbox-one, e Wii U, fora os consoles portáteis, como PS Vita, Nintendo 3Ds I.
Wii U - continua com sua proposta de diversão social, nada mais interativo que a família inteira jogar junto, sem ficar parado, e ficando sedentário. Todos os jogos do Wii funcionam no Wii U, assim como os controles, e o diferencial do Wii U, é seu tablet remote, ele tem a mesma função de um Kinect do Xbox, porém você pode jogar com ele. E foi lançado em 2012.
PlayStation 4 - garante toda a diversão, e conteúdo de jogos com gráficos espetaculares, fora seu desing futurista, com controles com luzes diferenciadas, e jogos que não precisa ter em espécie física, podendo comprar games pela PlayStation Network. Foi lançado durante a E3 em 2013.

Xbox-one - Lançado junto com o PS4, mas sendo quebrado pelo valor que a Sony prometeu de US$499,00, se manteve firme, e que os jogos exclusivos para o console iriam surpreender a todos.

Agora eu vou rezar pra ter dinheiro para comprar, e tempo pra conseguir jogar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário